Portes grátis para encomendas superiores a 50€ (Portugal Continental e Espanha) e 75€ (para as ilhas Portuguesas)
  Blog

O que são os adaptogéneos ? A medicina da natureza explicada.

Escrito em 19 de novembro de 2020

O que são os adaptogéneos ? A medicina da natureza explicada.

O que são os adaptogéneos ? A medicina da natureza explicada.


Os adaptogéneos são utilizados há séculos para ajudar o corpo a adaptar-se ao stress e promover o bem-estar geral. Mas o que são eles, como funcionam e onde os podes encontrar? Aqui está tudo o que precisas de saber sobre os adaptogéneos!

O stress é uma das poucas coisas que todos nós temos em comum. É a reacção natural do corpo a qualquer mudança que requer um ajustamento ou resposta. O stress pode ocorrer em qualquer altura, como quando se está preso no trânsito ou quando se começa um novo trabalho.

Agora, imagina que havia uma poção mágica que te poderia equipar melhor para lidar com os momentos stressantes da vida. Bem, é aí que entram os adaptogéneos! Só que eles não são mágicos, são ervas e plantas naturais.

Os adaptogéneos são utilizados para te ajudar a adaptar a todos os tipos de stress, e cada um deles tem os seus próprios benefícios.

Mas quais são eles, e onde é que os podes encontrar? Continua a ler para saber como funcionam os adaptogéneos, e quais são os mais adequados para ti!

O que são os adaptógeneos ?

Os adaptogéneos são utilizados há séculos tanto na medicina indiana Ayurveda como na chinesa e têm vindo a ser cada vez mais recomendados para ajudar os doentes a melhor combater o stress.

Eis como funcionam.

Quando o teu corpo está stressado, passa por uma resposta em três fases chamada síndrome de adaptação geral (GAS). As três fases do GAS são: alarme, resistência e exaustão. Os agentes de adaptação exercem um efeito anti-fadiga e ajudam-te a permanecer mais tempo na fase de resistência – o que te permite persistir através de quaisquer factores de stress físico ou mental. Pensa nos adaptogéneos como power-ups num jogo de vídeo – eles dão-te força e resistência para continuar!

Ao regular a nossa resposta ao stress, os adaptogéneos podem ajudar a:

Reduzir os níveis de cortisol
Aumentar a energia
Melhorar os níveis de açúcar no sangue
Hormonas de equilíbrio
Reduzir a inflamação
Prevenir o stress crónico
De acordo com múltiplos estudos, os adaptogéneos possuem efeitos terapêuticos e podem promover o bem-estar geral. E, dependendo do tipo de adaptogéneo, também se demonstrou que aumentam a função cognitiva, diminuem a ansiedade, melhoram o humor e aumentam a resistência.
Adaptogéneos Poderosos e seus efeitos


ASHWAGANDHA

Ashwagandha é uma erva medicinal utilizada há mais de 3.000 anos, especialmente na medicina ayurvédica. Vários estudos demonstraram que a ashwagandha pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade. De facto, durante um estudo de 60 dias, o extracto de raiz de ashwagandha reduziu o stress e a insónia nos doentes em 69%. Esta erva ayurvédica também demonstrou apoiar a função adrenal, melhorar a fertilidade, e até aumentar a massa muscular. Experimenta os benefícios de redução do stress da ashwagandha na nossa mistura calmante MELLOW YELLOW e na nossa mistura achocolatada MAGIC MUSHROOM.

Vê as nossas deliciosas receitas aqui e se quiseres saber mais sobre ashwagandha e os seus impressionantes benefícios, clica aqui!


CORDYCEPS

Os Cordyceps, também conhecidos como “Himalayan Gold” são cogumelos funcionais com propriedades adaptogénicas incríveis. Os curandeiros tradicionais e a medicina tibetana têm usado Cordyceps durante séculos para tratar uma grande variedade de doenças – desde a gripe comum ao cancro. Incluímos Cordyceps na nossa mistura de PROTEÍNA DE CHOCOLATE devido à sua capacidade de apoiar o desempenho atlético. Demonstrou-se que aumentam a resistência, melhoram as capacidades físicas, e combatem a fadiga muscular.

Vê as nossas deliciosas receitas aqui e se quiseres saber mais sobre a Cordyceps clica aqui!


REISHI

Os cogumelos Reishi são considerados adaptogénicos devido à sua capacidade de o ajudar a gerir o stress – mas eles fazem muito mais do que isso! Estes cogumelos funcionais demonstraram melhorar o humor, diminuir a ansiedade e depressão, e reduzir a fadiga – fazendo do reishi um dos melhores adaptogéneos para a ansiedade. Também são considerados um poderoso anti-inflamatório, e podem ajudar a proteger o seu sistema imunitário. Experimenta os benefícios deste cogumelos através da nossa mistura MAGIC MUSHROOM.

Queres receitas deliciosas para as nossas misturas ? Consulta-as aqui. Queres saber mais sobre os cogumelos reishi ? Clica aqui.


MACA

Maca é um superalimento adaptogéneo mais conhecido pela sua capacidade de melhorar a saúde sexual e reprodutiva tanto em homens como em mulheres. Mas isso não é tudo! A maca também demonstrou ser eficaz no equilíbrio hormonal, reduzindo a ansiedade e a depressão, melhorando a memória, e aumentando o desempenho atlético. Além disso, está repleta de várias vitaminas e minerais! Adoramos tanto a maca, que a utilizamos nas nossas misturas ENERGY BOMB, MUSCLE POWER, FOREVER BEAUTIFUL, POWER MATCHA e MOON BALANCE !

Queres saber mais sobre a Maca ? Clica aqui. Queres obter receitas deliciosas confeccionadas com este ingrediente ? Clica aqui.


CURCUMA

O açafrão-da-terra é uma popular especiaria dourada utilizada na cozinha indiana. Com mais de 13.700 estudos científicos que apoiam os benefícios da curcuma para a saúde, é difícil contestar que esta especiaria tem super poderes. O que torna a curcuma tão poderosa é o composto activo curcumina, que é um anti-inflamatório natural. É este potente composto que confere ao açafrão-da-índia as suas propriedades adaptogéneas. Estudos têm descoberto que o consumo de curcuma pode prevenir a inflamação crónica, reduzir a depressão, e reduzir os sintomas da SPM. A nossa forma preferida de experimentar os muitos benefícios do açafrão-da-índia está no nosso leite dourado! Consulta mais receitas aqui.

Os adaptogéneos são bastante fáceis de encontrar, especialmente em lojas de alimentos saudáveis. No entanto, dependendo do adaptogéneo, podes achar o sabor amargo ou pungente, por isso é melhor combiná-los com outras frutas e vegetais, especificamente super-alimentos. Combinando adaptogéneos e super-alimentos, dás ao teu corpo o dobro dos nutrientes e duplicas os benefícios.

Como ingerir ?

Não há maneira certa ou errada de consumir adaptogéneos, mas para os incorporar efectivamente na tua rotina, tenta seguir esta regra: toma adaptogéneos estimulantes como cordyceps e maca de manhã/princípio da tarde, e toma adaptogéneos depressivos como ashwagandha à noite. Os adaptogéneos podem demorar algum tempo a mostrar efeitos e alguns profissionais de saúde recomendam fazer pausas ocasionais no seu consumo com a finalidade de manter a sua eficácia.

Os agentes de stress físico e emocional são uma parte natural da vida, e embora não haja como negar os muitos benefícios dos adaptogéneos, é importante lembrar que não há uma cura única de stress para todos e que os efeitos podem ser mais ou menos intensos , de pessoa para pessoa.

Os agentes de stress físico e emocional são uma parte natural da vida, e embora não haja como negar os muitos benefícios dos adaptogéneos, é importante lembrar que não há uma cura única de stress para todos e que os efeitos podem ser mais ou menos intensos , de pessoa para pessoa. Os agentes de stress físico e emocional são uma parte natural da vida, e embora não haja como negar os muitos benefícios dos adaptogéneos, é importante lembrar que não há uma cura única de stress para todos e que os efeitos podem ser mais ou menos intensos , de pessoa para pessoa.

NOTA: Qualquer pessoa actualmente sob medicação, que tenha uma condição médica pré-existente ou que esteja grávida, deve consultar um profissional de saúde antes de consumir adaptogéneos.

Partilha !


×